Terça, 12 Março 2024

Dengue superlota postos e Santa Casa e vereador questiona a administração

A necessidade de soluções administrativas rápidas, em vista do aumento expressivo de atendimentos médicos ligados à explosão de casos de dengue no município de Carmópolis de Minas e em toda Minas Gerais, foi destacada pelo vereador Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara (PSDB), na sessão ordinária do Poder Legislativo Municipal realizada no dia 04 de março de 2024, considerando a situação como “muito preocupante”. A Santa Casa, local para onde as pessoas se deslocam nos momentos de necessidade, está superlotada, enquanto a administração não se importa em criar um possível projeto de expansão e aumento do número de leitos e medicamentos.

Ocupando a Tribuna, Antônio Gabriel apontou o equívoco do atual prefeito José Omar Paolinelli (PSD) ao vetar a proposição de lei “Saúde na palma da mão”, de autoria de seu colega Célio Roberto Azevedo (PSD), que instituía o serviço de atendimento de saúde pelo aplicativo WhatsApp. Antônio Gabriel ressaltou a pertinência da matéria, que se fosse sancionada pelo Poder Executivo, em muito contribuiria para acabar com a superlotação dos postos e melhorar a qualidade de vida da população, com acesso mais prático à saúde, como marcações de consultas, exames e telemedicina. Antônio Gabriel reitera: “Perguntem aos médicos que atendem em Carmópolis, como ficam seus perfis de WhatsApp, dia e noite lotados de mensagens e pedidos de pacientes.”

Além do projeto vetado, o parlamentar lembrou de antigo projeto de instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deixou de ser construída pela administração, sob o argumento de que seria desproporcionalmente grande para a cidade. Dez anos depois, a unidade está fazendo falta, pois passamos pela pandemia de covid-19, surtos de dengue e com a Santa Casa superlotada, bem como clínicas e postos de saúde.

“Poderia ser bem diferente se existisse a UPA, projetada pela ex prefeita Carminha, mas a população sabe o que está acontecendo e também está esgotada”, concluiu.