Terça, 05 Março 2024

Cerimônia na Câmara abre Semana da Mulher

Em solenidade realizada na tarde da segunda-feira, 04 de março, foi aberta, no plenário da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, pelo presidente da Casa, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), a Semana da Mulher 2024, uma iniciativa do Poder Legislativo, com total apoio, presença e participação do Poder Executivo. A programação inclui atividades visando valorizar as mulheres, e suas participações nos diversos segmentos da sociedade. O secretário de Administração Wagner Henrique Raimundo representou o prefeito José Omar Paolinelli (PSD).

Autora do requerimento que solicitou do Poder Executivo a realização de eventos em homenagem às mulheres, especificamente na semana em que se comemora, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher, a vereadora Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD) destacou o significado da data, o histórico de lutas das mulheres contra o machismo e o sexismo e a busca pela equiparação dos direitos entre os sexos masculino e feminino. Lembrou que a escolha da data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU)  em 1977.

“Ela é mulher, não desiste, se reinventa e carrega toda a força feminina. Cada mulher que se liberta descobre o incrível poder de conquistar seus sonhos”, disse a parlamentar.

As senhoras Marcela Paolinelli e Alessandra Vieira representaram, respectivamente, a Associação de Costureiras de Carmópolis e a Associação das Artesãs, ocupando a tribuna para falar sobre suas áreas de atuação profissional, que complementam suas atividades caseiras, contribuindo com o orçamento familiar e ajudando na diminuição do estresse diário. Elas convidaram as mulheres carmopolitanas a se agregarem a essas instituições. De acordo com Alessandra, a Associação das Artesãs conseguiu lançar, em 2024, uma marca única, denominada “Cecília”, fortalecendo os produtos e suas possibilidades de comercialização.

Apontando a presença das secretárias municipais Daniela Leite Garcia Silva (Saúde); Rosa Maria Teixeira Canhestro (Educação); Eunândia da Silva Rodrigues (Assistência Social e Habitação e Mariluza Cristina Rabelo (Esporte, Lazer e Turismo), a vereadora e vice-presidente da Câmara, Jaqueline Emilia Luciano (PV) disse ter o prazer de jogar com elas, que chegaram à administração municipal para somar e são suas inspiradoras no meio político. “Se formarmos uma bases, com nossas imperfeições, defeitos e problemas, mas com a nossa força de vontade, conseguiremos chegar muito mais longe do que imaginamos, pois nós mulheres conseguimos enxergar com o coração. Esta é a semana de nos dar valor”, exortou a parlamentar.

O presidente da Câmara destacou que, pela primeira vez na história de Carmópolis de Minas, duas mulheres fazem parte da mesa diretora do Legislativo, sendo Whatiffa como secretária e Jaqueline como vice-presidente. Lembrou, ainda, que no Poder Executivo, a maioria do secretariado é formado por mulheres, demonstrando a força da mulher, tomando espaços até mesmo à frente do setor político.

A secretária da Educação Rosa Maria argumentou que as comemorações de março vêm no sentido de valorizar e pensar um pouco no papel da mulher na sociedade. Disse que não serem fáceis os desafios impostos às mulheres que passaram a ocupar grande parte dos cargos públicos municipais, pois mesmo com o apoio de colegas de trabalho, a mulher precisa demonstrar suas capacidades todos os dias. E reforçou a importância das mulheres se unirem em grupos e associações, para que consigam melhores resultados humanos e profissionais.

O secretário Wagner concordou com a ideia de que é aos poucos que as mulheres vão conquistando os seus espaços nos poderes públicos e na sociedade. “As mulheres são guerreiras todos os dias, e isso demonstra cada vez mais a força que vocês têm”, afirmou ele, concluindo com a leitura do poema “Mulheres do dia a dia”, de Maria do Rosário de Macedo.

post1