Sexta, 23 Fevereiro 2024

Tribuna livre: revitalização de praças gera inquérito no Ministério Público

A cidadã Cristiane Paolinelli Rabelo voltou a ocupar o espaço dedicado à Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 19 de fevereiro de 2024, para falar sobre o tema “Patrimônio histórico e turístico – revitalização das praças”. Cristiane leu ofício do promotor de justiça de Carmópolis de Minas, doutor Felipe de Leon Bellezia Sales, ao chefe de gabinete do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pelo qual informa que a Promotoria de Justiça de Carmópolis solicitou apoio e atuação conjunta da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, em inquérito civil que apura irregularidades quanto à atuação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. O documento pede ao chefe de gabinete do MPMG que publique portaria de ação conjunta.

Sobre as praças de Carmópolis que estão sendo revitalizadas, Cristiane leu um pedido de munícipes, registrando o descaso para com a população quanto a essas obras, que estão no perímetro de bens tombados e deveriam, além da aprovação dos conselheiros, serem levadas ao conhecimento da sociedade, que desconhece os projetos, pedindo acesso às maquetes e a  informações como: que tipo de vegetação será respeitada, se árvores serão cortadas e o que será feito de forma concreta.

Cristiane ressaltou que, durante o mês de janeiro, na obra de reforma da Praça do Bairro Santo Antônio, o memorial de inauguração, construído em outra administração, homenageando pessoas da época, benfeitores e governantes, foi literalmente destruído, num grande desrespeito a essas pessoas e ao seu legado histórico.

“Foi preciso pedir ajuda ao estado, já que aqui em Carmópolis não conseguimos resolver uma questão óbvia, que é o respeito ao patrimônio público, turístico e cultural”, afirmou a cidadã, solicitando que o memorial seja recolocado em seu lugar de origem.

“Não precisa destruir para revitalizar”, argumentou a oradora, citando episódios de falta de cuidados básicos na entrada e movimentação de caminhões e tratores nas praças. Para ela, a cidade está desorganizada e cinza, priorizando apenas a construção de prédios, sem se importar com a organização e preservação do espaço urbano, como tem feito outras cidades de Minas, incluindo as vizinhas a Carmópolis.

O presidente do Legislativo, vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV) agradeceu à Cristiane por mais uma participação e passou a palavra aos vereadores, que se manifestaram a respeito dos temas abordados.

A íntegra dos comentários sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.