Quarta, 07 Fevereiro 2024

Dengue ameaça a população carmopolitana

Destacando os riscos cada vez maiores de contaminação de pessoas pelo vírus da dengue e em vista da epidemia da doença já declarada em Minas pelo governo estadual, o vereador Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara (PSDB) alertou a sociedade carmopolitana para a grande quantidade de lotes sujos existentes na cidade, espaços que abrigam o vírus transmissor da doença.

Em pronunciamento feito na sessão ordinária da Câmara de Carmópolis de Minas realizada no dia 05 de fevereiro de 2024, Antônio Gabriel se referiu a um telefonema recebido por ele de um munícipe, denunciando a presença desse tipo de problema no loteamento aonde ele já reside. Na região, segundo o cidadão, havia inúmeros casos de dengue. Outros locais que deveriam merecer a atenção das autoridades sanitárias também foram citados pelo vereador, entre eles um grande depósito de lixo localizado ao lado da Creche Dona Lea.

O vereador narrou que, de posse dessas informações, no mesmo dia, por volta das 21 horas, enviou mensagem em áudio para o prefeito José Omar Paolinelli (PSD), pedindo a ele que tomasse uma atitude, em vista das cobranças que estavam sendo feitas a ele por moradores. Respondendo de forma imediata, o prefeito disse que o problema seria resolvido no dia seguinte. Mas, infelizmente, isso não havia sido feito até naquela data, já tendo passado mais de vinte dias.

O parlamentar citou ainda os requerimentos já encaminhados por vereadores ao Poder Executivo, exatamente sobre esse tema de grande importância social, sendo que um deles foi aprovado em plenário naquela sessão.

Grifando a necessidade de providências imediatas, Antônio Gabriel lembrou que a lei municipal aprovada pelo Legislativo há muitos anos, sobre a obrigatoriedade da limpeza dos lotes, também não funciona, sendo necessária uma atitude concreta por parte do governo municipal e também da Câmara, tarefa para a qual ele se disponibilizava, no caso de um mutirão.

“Não dá para ficar brincando com coisa séria, porque a dengue mata. O prefeito precisa ter pulso e tomar uma atitude”, grifou o parlamentar, apontando problemas de responsabilidade do poder público, como as instalações de uma escola abandonada e a presença de muita sujeira em imóveis da Prefeitura.

“A saúde da população está em risco”, concluiu o parlamentar.