Sexta, 19 Janeiro 2024

Poder Judiciário entrega medalha Hélio Costa a ex juiz de Carmópolis

Em cerimônia realizada no Salão Paroquial de Carmópolis de Minas, no dia 11 de janeiro de 2024, o Poder Judiciário de Minas Gerais entregou ao juiz de direito Guilherme Luiz Brasil Silva a Medalha Desembargador Hélio Costa. A Câmara Municipal esteve representada, no ato, pelo presidente  Fernando Luis Rabelo Lebron (PV), que discursou a respeito da homenagem.

Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Lucas (PV); Jaqueline Emilia Luciano (PV); José Laércio da Silveira (UNIÃO); Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO e Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira (PSD).

Nascido em 1992 no município mineiro de Santo Antônio do Monte, doutor Guilherme cursou Direito na Faculdade Pitágoras de Divinópolis. Foi servidor do INSS e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), sendo aprovado na magistratura mineira em 2019. Já atuou nas comarcas de Belo Horizonte, Divinópolis, Carmópolis de Minas e Itaguara. Atualmente é Juiz da Vara Criminal e de Execuções Criminais de Formiga.

“Em uma nação verdadeiramente livre e democrática, nada é mais meritório do que o cumprimento das leis e o pleno exercício da Justiça”, afirmou Fernando, ao iniciar seu pronunciamento. Grifou que a Medalha Desembargador Hélio Costa realiza, de forma muito própria e oportuna, o magnânimo gesto de homenagear aqueles que enriquecem o Poder Judiciário com ações e trajetórias reconhecidamente proativas e eficazes, em favor de uma sociedade civil verdadeiramente organizada e, por consequência, uma nação que respeita e honra seus cidadãos e cidadãs.

Afirmou o presidente do Legislativo que neste nível se ergue o excelentíssimo senhor juiz de direito, doutor Guilherme Luiz Brasil Silva, destacado como merecedor da importante honraria. A trajetória desse sábio magistrado, e aqui falamos especialmente de seu trabalho à frente da Comarca de Carmópolis de Minas, o faz não apenas merecedor da outorga, mas vetor tonificante dos motivos mais caros que inspiraram a criação da Medalha”, argumentou o presidente.

A importância da defesa intransigente da democracia do Brasil, em toda a sua dimensão histórica, foi outro ponto abordado. Para Fernando, a democracia só se processa plenamente, se edificada sob os auspícios do pleno estado de direito, precioso bem coletivo, somente garantido a todos pelo respeito, autonomia e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Quero, então, neste expressivo ato de civismo, na humilde e transitória condição de presidente e representante legal da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, em nome de todos os vereadores e munícipes, referendar, aclamar e aplaudir a outorga da Medalha Desembargador Hélio Costa ao excelentíssimo senhor doutor Guilherme Luiz Brasil Silva, na certeza de que, por meio de seu exemplar currículo de trabalho e cidadania em favor deste município e do Poder Judiciário de Minas Gerais, suscite em todos nós o autêntico amor pelo Brasil, pela garantia da ordem constitucional e pelas sempre prioritárias causas municipalistas”, concluiu o presidente da Câmara.