Quarta, 24 Junho 2026

Centro Administrativo da Saúde ganha nome de Doutor Silas Faleiro

Escrito por

O Poder Legislativo de Carmópolis de Minas aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária do dia 22 de junho de 2026, projeto de lei de autoria do vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do governo e da bancada do UNIÃO, pelo qual fica denominado de “Centro Administrativo da Saúde Doutor Silas Faleiro” o prédio de propriedade do município, construído na Rua Maria de Lourdes Costa, esquina com a Praça José Rodrigues. Fica revogada a Lei nº 2.250, de 11 de dezembro de 2019.

De acordo com Marcelo, a proposição tem por objetivo prestar justa e merecida homenagem ao saudoso doutor Silas Faleiro, denominando o Centro Administrativo da Saúde do município com seu nome, perpetuando a memória de um dos mais importantes cidadãos da história de Carmópolis de Minas.

Nascido em 02 de maio de 1935, filho de José Augusto Faleiro e Maria José Faleiro, doutor Silas graduou-se em Medicina pela então Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1960. Após concluir sua formação e especializações, retornou a Carmópolis de Minas no final de 1961, tornando-se o único médico residente do município à época.

Sua trajetória profissional foi marcada pela dedicação integral à saúde da população. Durante treze anos, foi o único médico da cidade, atendendo pacientes sem distinção de classe social, condição econômica ou localidade. Em uma época de escassos recursos, deslocava-se até comunidades rurais, muitas vezes a cavalo, para prestar assistência médica àqueles que necessitavam de seus cuidados. Sua atuação sempre foi pautada pela ética, humanidade e compromisso com a vida.

Doutor Silas exerceu por 35 anos a chefia do Centro de Saúde de Carmópolis de Minas e foi um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da estrutura de saúde do município, destacando-se como precursor da construção da Santa Casa local e colaborador fundamental para a ampliação dos serviços hospitalares. Também atuou como secretário municipal de Saúde em diferentes administrações, contribuindo decisivamente para a organização e expansão da rede pública de atendimento.

Além de sua destacada atuação médica, exerceu relevante papel na vida pública. Foi eleito prefeito municipal por duas oportunidades, conduzindo importantes obras e investimentos que impulsionaram o desenvolvimento de Carmópolis de Minas. Em seus mandatos, promoveu avanços nas áreas da saúde, educação, saneamento, infraestrutura, assistência social e esporte, sempre pautando sua atuação pelo interesse público e pelo respeito aos recursos municipais.

Sua dedicação à comunidade foi amplamente reconhecida por diversas instituições. Recebeu homenagens da Associação Médica de Minas Gerais, do Conselho Regional de Medicina, da Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro e da Câmara Municipal, além de inúmeras condecorações pelos relevantes serviços prestados à população.

Mais do que médico e gestor público, doutor Silas Faleiro foi um homem de fé, de valores sólidos e de profundo compromisso com o bem comum. Sua vida foi inteiramente dedicada ao cuidado das pessoas, à defesa da saúde pública e ao desenvolvimento de Carmópolis de Minas. Seu legado permanece vivo na memória daqueles que tiveram o privilégio de conviver com sua generosidade, competência e espírito público.

Dessa forma, a denominação do Centro Administrativo da Saúde em sua homenagem representa um reconhecimento permanente da gratidão do povo carmopolitano, por sua extraordinária contribuição à saúde e ao progresso do município, preservando para as futuras gerações a memória de um cidadão cuja história se confunde com a própria história da saúde pública local.

 

© 2024 Câmara Municipal de Carmópolis de Minas. Todos os direitos reservados. Rua Dorvelino Rabelo Costa, 38 - Centro. Telefone: (37) 3407-0089

Search