Quarta, 24 Agosto 2022

Vereador pede seguros e tacógrafos para veículos da Prefeitura

O vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, defendeu, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 22 de agosto de 2022, a aquisição de apólices de seguros para todos os veículos pertencentes à Prefeitura, além de instalar tacógrafos em sua frota. Marcelo argumentou que é preciso pensar na segurança dos pacientes e demais pessoas que utilizam os carros, além dos gastos do Executivo com consertos daqueles que se envolvam em acidentes. Ressaltou, ainda, que no caso de perda total, o município se vê privado de um bem e arca com todo o prejuízo.

O parlamentar citou caso recente de veículo da Prefeitura que se envolveu em um acidente, tendo o conserto ficado em R$ 20 mil. “O seguro é um gasto necessário, tanto sob o ponto de vista dos gastos com oficina, quanto em relação às pessoas que estejam sendo transportadas, que podem se transformar em vítimas. E aí, como o município fica?”, questionou Marcelo, pedindo à secretária da Saúde Daniela Leite Garcia Silva, que se encontrava na Câmara, que levasse a sugestão ao prefeito José Omar Paolinelli (PSD).

Ainda sobre a regularização de veículos, Marcelo afirmou que o município tem transportado crianças para as escolas, sem que os veículos sejam dotados de tacógrafos, dispositivo que registra a velocidade e a distância percorrida por um veículo em relação ao tempo. Além disso, ele também pode indicar outros parâmetros da viagem, como quantas horas o motorista trabalhou, o tempo gasto nas paradas e a velocidade média do veículo. O tacógrafo ajuda a inibir os excessos de velocidade, e assim possibilita comprovar quando o motorista ultrapassa o limite estabelecido por lei, mesmo muito tempo após o ocorrido.

De acordo com Marcelo, sem os tacógrafos, os veículos circulam de forma irregular, por ser um item básico exigido por lei. “Se um carro da Prefeitura se envolver em um acidente na rodovia, a primeira coisa que a Polícia vai exigir é o tacógrafo. Por isso o município precisa resolver também esta questão”, concluiu o vereador.