Sexta, 22 Março 2024

Vereadora pede inserção da educação financeira nas escolas de Carmópolis

Atendendo a uma reivindicação de uma munícipe, a vereadora Jaqueline Emilia Luciano (PV) fez, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 18 de março de 2024, uma solicitação à Secretaria Municipal da Educação, para que seja incluída no currículo das escolas municipais, matéria sobre educação financeira. De acordo com ela, foi-lhe apresentado um modelo de projeto já adotado em outras cidades da região.

Jaqueline disse que se interessou muito pelo projeto, tendo em vista o conhecido compromisso dos carmopolitanos com o trabalho. Asseverou que, independentemente da idade, o povo de Carmópolis é muito trabalhador, e na maioria das vezes as pessoas não concluem nem o ensino médio, dedicando seu tempo para montarem seus próprios negócios. Ela vê como muito propícia a proposta de inserção da educação financeira nas escolas, uma vez que a matéria ajudará as crianças a se prepararem para o mercado de trabalho que terão de enfrentar no futuro.

O projeto também teria forças para afastar adolescentes das drogas, pois sabe-se que esse tipo de problema social acontece principalmente com adolescentes e jovens que não tiveram a chance de direcionarem suas cabeças para suas possibilidades profissionais, não conseguindo pensar em algo de bom para o futuro. Em vista desses argumentos, Jaqueline pediu ao Poder Executivo que desenvolva um estudo sobre esse projeto, trazendo-o à Câmara Municipal e à cidade.

A parlamentar destacou a existência de três tipos de educação financeira: pessoal, familiar e empresarial, manifestando sua convicção de que é possível a ela, enquanto vereadora, contribuir para a melhoria de vida dos munícipes ainda quando pequenos. “Que os carmopolitanos aprendam, desde cedo, aquilo que realmente vale a pena”, apontou a vereadora.

De acordo com a Serasa, empresa especializada em questões relacionadas ao dinheiro, educação financeira infantil é a prática de ensinar finanças pessoais ainda na infância. A ideia é que quanto antes as crianças aprenderem sobre o dinheiro, melhor será a relação delas com as finanças no futuro. A educação financeira ensina princípios básicos sobre tópicos como estes: Como lidar com as finanças; De onde vem o dinheiro (a importância do trabalho como fonte de renda); O real valor do dinheiro; O que quer dizer o “crédito” do cartão de crédito; A importância de poupar para realizar objetivos; A necessidade de consumir com consciência; Como usar crédito com responsabilidade; O problema de gastar mais do que se tem (endividamento) e como investir pode multiplicar o dinheiro que se tem.

Ensina a Serasa que, ao compreender essas noções, a disciplina financeira já passa a fazer parte da vida das pessoas desde cedo. É por isso que hoje em dia existem materiais didáticos completos, voltados para a educação financeira infantil. Cada vez mais as escolas estão procurando incluir essa área do conhecimento no currículo, para apoiar as famílias na missão de educar financeiramente as crianças.

© 2023 Câmara Municipal de Carmópolis de Minas. Todos os direitos reservados. Rua Dorvelino Rabelo Costa, 38 - Centro. Telefone: (37) 3333-2299