Terça, 06 Fevereiro 2024

Equoterapia já mostra bons resultados em Carmópolis

A fisioterapeuta Maria Aparecida Vilaça, da Associação de Equoterapia de Carmópolis de Minas (ANTERAP), ocupou a Tribuna Livre, na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 05 de fevereiro de 2024, para apresentar o projeto desenvolvido no âmbito daquela instituição.

De acordo com ela, equoterapia é o método terapêutico que utiliza o cavalo numa dimensão tridimensional (para frente, para trás, lado esquerdo e lado direito), no auxílio às pessoas com deficiência e não deficientes, como autistas, portadores de paralisia cerebral e também em casos de depressão.

Durante as sessões da terapia, os movimentos tridimensionais do cavalo são passados, por meio da coluna vertebral do animal, para a coluna vertebral do paciente, sendo conduzidos para a parte neurológica do organismo humano, com o cérebro recebendo os estímulos e fazendo com que o paciente comece a adquirir equilíbrio, tônus e força muscular. O cavalo também consegue, por meio de transmissão neuromotor, tranquilizar crianças mais agressivas.

De acordo com a fisioterapeuta, a visão do projeto, hoje, é estender o método a toda comunidade e expandir para mais pessoas que não têm a oportunidade de realizar esse tipo de terapia. Hoje o projeto atende a oito pacientes em dois dias da semana. Ela mostrou imagens do projeto, com o picadeiro ainda em construção, já tendo conseguido a cobertura, mas ainda falando muito para a conclusão. Mostrou o setor de avaliações e os atendimentos realizados pela instituição, detalhando os ganhos e evoluções conseguidos pelos pacientes.

Concluindo, ela lembrou que, antigamente, quando uma criança apresentava alguma síndrome, era escondida pela família.  Hoje, trabalha-se com o conceito de que os pais é que são especiais, e não as crianças, sendo necessário enxergar as pessoas com o olhar do coração, para que elas possam realmente mudar.

O presidente Fernando Luis Rabelo Lebron (PV) reconheceu a grande importância do projeto e lamentou que, por se tratar de ano eleitoral, os vereadores estão impossibilitados de repassar recursos de emendas impositivas, por força das proibições legais do período. Informou, entretanto, que isso poderá ser feito na apresentação das emendas para 2025.

A íntegra dos pronunciamentos sobre o tema pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.