Quarta, 20 Fevereiro 2019

REQUERIMENTO Nº 10/2019

Apresentamos o presente requerimento, solicitando que seja deliberado pelo plenário da Casa, a presente   “MOÇÃO DE PESAR”, pelo falecimento do saudoso SR SALATIEL ALUÍSIO RIBEIRO, ocorrido em 17 de fevereiro de 2019.

Tiel, como era carinhosamente conhecido por todos, nasceu em 27/12/1934, filho de Aureliano Ribeiro, da Silva e Olívia Vaz de Oliveira Ribeiro, natural de Brumadinho. Com 6 anos os pais mudaram para Carmópolis. Trabalhava com o pai na Loja “Casa Ribeiro”, na Praça dos Passos, assumindo a administração da mesma em 1968. Foi dono da loja por mais de 30 anos, uma pessoa amável, que conquistou a todos com sua simpatia, e atenção dedicada aos clientes.

Trabalhou também com agropecuária na fazenda “Tronco do Ipê”. Casou-se com Edir Silveira Ribeiro, tiveram 5 filhos, porém, somente dois sobreviveram: Juliana e Luciana. Salatiel sempre acompanhou a vida política da nação e do município. Em 1970, José Amaral o convidou a candidatar-se vereador pelo partido Arena, ao ser eleito pela primeira vez foi vice-presidente da câmara. No segundo mandato como vereador, foi Presidente da Câmara mandato de 1983/1985. Na segunda gestão trabalhou para a estadualização do colégio Padre Francisco, hoje Tancredo Neves; foi autor do Projeto de Lei de concessão do título de Cidadão Honorário ao Monsenhor Almir. Não recebia como vereador. Lecionou como professor de história do Ginásio Padre Francisco; foi um dos fundadores do Lions Clube e foi membro do Rotary; foi ainda presidente do Conselho Paroquial. Foi o 1° Secretário da Santa Casa, e sempre ajudou nas promoções da Instituição e da paróquia. Religioso, foi coroinha. Era amante do futebol.

Justifica-se esta proposição como uma forma de nos lembrarmos de um homem e um político muito querido, que muito se destacou em nossa sociedade.

Sala de sessões, 20 de fevereiro de 2019.

Ver. Dirceu da Silva - PSD

Ver. José Munir Machado - PSDB