Terça, 04 Junho 2024

Festa do Tomate volta com gastronomia e Feira de Negócios

O engenheiro eletricista Douver Paganini Pedro Júnior ocupou o espaço dedicado à Tribuna Livre, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 03 de junho de 2024. Ele explanou sobre o resgate da Festa do Tomate, que seria realizada naquela semana na Fazenda Bananal, juntamente com uma Feira de Negócios. Argumentou que a ideia de retomar o evento visa agregar todos os empresários ligados à cadeia de produção do fruto, carro-chefe da economia local. O projeto, que é apolítico, prevê, ainda, a criação de um fundo educacional beneficente, de natureza particular.

De acordo com ele, as ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Associação dos Tomaticultores, que também abraçou a causa. “A ideia é fazer essa festa ser gigante, profissionalizando-a cada vez mais, para que gere dinheiro”, definiu o organizador, grifando que o evento não é dele, mas da cidade e de todas as suas famílias.

A Feira de Negócios, também totalmente voltada para o tomaticultor, visa, principalmente, mover a economia do município, com todos os expositores já comprometidos com a meta de conseguirem bons negócios, contando com o apoio da Cooperativa de Crédito SICOOB. Douver afirmou ainda, que alimenta a ideia de criar, de forma independente, uma incubadora de empresas também voltada para a tomaticultura, tendo em vista o grande déficit no setor, proposta já abraçada por empresários locais.

O projeto trabalha também com a possibilidade da obtenção de um selo de origem para o tomate carmopolitano, diante da constatação de que muitos produtores já trabalharam com baixo resíduo de agrotóxicos.

Douver convidou os vereadores, bem como todos os munícipes, para ajudarem no que for possível e também comparecerem à Feira e à Festa do Tomate, que contará com um festival gastronômico.

Falando em nome do Poder Legislativo, o presidente Fernando Luis Rabelo Lebron (REDE) ressaltou a importância do resgate da Festa do Tomate, parabenizando Douver pela iniciativa e por conseguir envolver tantas pessoas na promoção do evento. Ele destacou o fato de o município ser o maior produtor da fruta em Minas Gerais, tendo, portanto, todas as condições de promover excelentes eventos ligados à área, agregando muitas possibilidades que possam ser oferecidas à cidade. Também apontou a possibilidade de ajuda da Câmara, trabalhando junto aos organizadores e aprovando leis de incentivo.

Todos os vereadores presentes falaram sobre o tema. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.