Quarta, 16 Março 2022

Mudança em lei facilitará repasse para transporte de universitários

O vereador Fernando Luis Rabelo Lebron (PV) destacou, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas realizada no dia 14 de março de 2022, a existência de uma lei municipal que dispõe sobre o repasse de recursos para o custeio parcial do transporte de universitários carmopolitanos que estudam em outros municípios. Entretanto, a lei prevê que os repasses sejam feitos apenas por meio de uma associação de estudantes, dificultando o acesso ao benefício.

Com o objetivo de acabar com esse entrave burocrático, Fernando lembrou que tramita na Casa um projeto de lei complementar, de autoria dos seus colegas Marcelo de Freitas dos Reis e Célio Roberto Azevedo, alterando a lei anterior e acabando com a exigência de uma associação para concretizar os repasses. Reportou que, neste momento, a matéria está em análise nas comissões permanentes, onde acredita que terá aprovação unânime, facilitando o acesso aos recursos e tirando dos ombros de apenas alguns estudantes, que por acaso participem da diretoria de uma provável associação, a responsabilidade sobre o dinheiro, que terá de ser distribuído entre todos os universitários.

A manifestação de Fernando se deu, tendo em vista a reivindicação de representantes de alunos carmopolitanos, matriculados no curso de pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus do município de Cláudio, que compareceram à Câmara, na mesma sessão, para pedir ajuda aos vereadores, no sentido de conseguirem um ônibus da Prefeitura para realizar o transporte até a faculdade.

“Realmente o transporte universitário é uma necessidade dos estudantes carmopolitanos”, reconheceu o vereador, lembrando que os municípios da região já fazem isso sem a necessidade de uma associação.